terça-feira, 9 de junho de 2015

Resenha - Endgame: O Chamado


Hoje a resenha é do Endgame: O Chamado, de autoria de James Frey e Nils Johnson-Shelton. Confesso que, a primeira vista, imaginei que o livro seria apenas mais um inspirado em Jogos Vorazes, Grande engano.

A história nos traz o que seria a realidade sobre a vida na Terra. Seríamos criados pelo Povo do Céu, chamados no decorrer do livro de Anoraki, e a população mundial seria dividida em doze linhagens. E cada uma dessas linhagens, secretamente, tem sempre um jogador sendo treinado para o Endgame, um jogo que poderia acontecer a qualquer momento da história da humanidade, e que determinará o futuro, quem viverá e quem morrerá.

Nunca houve o Endgame, apesar de sempre haver um jogador preparado. Até o momento em que caem do céu diversos meteoros, matando milhares de pessoas. E marca o início do Endgame. Os jogadores sabem, assim, que terão que jogar e ganhar, para garantir a sobrevivência de sua linhagem. Se o jogador morre, e todos aqueles que são da linhagem dele morrem também,

O que os jogadores têm em comum é a idade, sempre entre 13 e 20 anos, e o alto treinamento que receberam, sendo exímios matadores, lutadores, sobreviventes, mas ainda sendo pessoas comuns. 

O jogo é simples: para vencer, o jogador deve conseguir três chaves, escondidas em algum lugar do planeta, e sobreviver. Não há regras, não é um jogo limpo.

A história é simples, em si, algo como uma ficção científica com muita ação e bastante violência, mas parte de uma premissa totalmente inovadora: há um enigma real, para o leitor desvendar. Nas páginas do livro há diversas referências, que levam para links para vídeos do Youtube que completam a narrativa, ou ainda as páginas do Twitter de cada um dos jogadores, o que torna a história ainda mais interessante, uma vez que é tudo extremamente detalhado.

E quem for o primeiro a desvendar o enigma (real) ganha um prêmio de quinhentos mil dólares.

Endgame: O Chamado é o primeiro livro de uma trilogia, e o segundo livro deverá ser lançado no mês de outubro. Ainda, a ação de marketing em cima é enorme, devendo ser lançado nos próximos meses um aplicativo, que permitirá ao leitor entrar ainda mais na realidade criada pelo Endgame.

Já foram confirmados, ainda, três livros "spin offs" que vão trazer mais sobre o jogo, em si, e suponho que mais sobre os jogadores antigos e os Anoraki, e que deverão ser lançados no mês de julho.

E, como é realmente muito marketing envolvido, podem esperar os filmes baseados nas obras, produzidos pela Century Fox, que está envolvida desde o início.

Mas vamos ao que interessa, por enquanto. O livro é dividido em capítulos, narrados em terceira pessoa. Cada um tem como foco um dos jogadores, o mais relevante naquele momento. Isso me confundiu um pouco no começo, até porque os jogadores têm personalidades muito diferentes, e nomes complexos. Mas logo escolhi meu jogador favorito, e fui me acostumando com os outros, inclusive me acostumei a detestar alguns.

O livro é 99% ação, e têm momentos claramente pensados para o cinema, em que chega a ficar um tanto quanto confuso o que realmente está acontecendo - explosões, ferimentos graves, tiros - mas que nas telas deverão ficar mais convincentes do que ficaram no livro.

A história é interessante, e é muito surpreendente, sério, rolam umas reviravoltas que eu não esperava. PORÉM, contudo, entretanto, dei quatro estrelas no Skoob. Achei ele muito enrolado em alguns momentos, pareceu que forçando a barra pra deixar algumas coisas importantes para o final. E o próximo livro deverá ser um pouco mais lento, até mesmo por algumas coisas que acontecem no O Chamado.

E vale uma atenção extra para a diagramação, o livro é lindo, dourado, com relevo e uma textura meio emborrachada nos destaques da capa. Há imagens, relacionadas ao enigma, em diversos momentos. Sobre o enigma, aliás, não sei muito, mas pretendo dar uma analisada nele nos próximos dias, li comentários de que é realmente uma diversão à parte...

Então vamos ficar de olho, logo vai ter continuação e o filme, e o Endgame tem todos os elementos para ser o novo Jogos Vorazes. Ao menos é o que o marketing em cima dele sugere :)


Endgame: O Chamado - James Frey e Nils Johnson-Shelton.
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571868
Ano: 2014
Páginas: 504
Página no Skoob




E não se esqueçam de ficar de olho na nossa página do Facebook :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário