segunda-feira, 6 de julho de 2015

Resenha: Star Wars Legends - Kenobi




Star Wars Legends - Kenobi, lançado pela Editora Aleph, é, antes de tudo, um presente para os fãs. A diagramação está caprichada, a arte da capa é linda, de qualidade, com o "Star Wars" com uma textura levemente emborrachada. Os cuidados com a edição, por si só, já tornam o livro peça obrigatória nas estantes de qualquer fã de Star Wars.

Mas, muito mais do que um livro bonito, é a oportunidade de conhecermos muito mais do já querido Obi-Wan Kenobi, nessa obra estilo faroeste criada por John Jackson Miller, um já conhecido escritor da Marvel Comics e Dark Horse Comics. Mas espere aí, faroeste? E Star Wars?

Essa é a grande sacada da obra. Acompanhamos Obi-Wan durante os acontecimentos ocorridos imediatamente após A Vingança de Sith, quando o ainda bebê Luke Skywalker é levado às pressas para Tatooine, para ser criado pelos Lars. 

Procurando se manter em meio ao deserto, para passar despercebido, Obi-Wan sente o peso de todos os acontecimentos recentes. A morte da maioria dos Jedis, a ascenção do Império, e principalmente, a culpa por ter, como acredita, assassinado Anakin, pesam sobre os ombros de Obi-Wan. 

Mas o Jedi, mesmo atormentado, conhece uma pequena comunidade que vive em meio ao deserto, se envolvendo principalmente com duas famílias, os Calwell e os Gault. E mesmo que tente se manter longe da vida na pequena comunidade, Ben, como alega se chamar, se envolve cada vez mais nos conflitos locais, Mesmo buscando se passar por um simples fazendeiro, seu lado Jedi parece sempre atrair problemas.

A maioria dos conflitos envolve os Tuskens, ou O Povo da Areia, uma espécie que vive em meio ao deserto, geralmente praticando atos de violência. Conhecemos os Tuskens em Uma Nova Esperança, mas este livro é uma grande oportunidade de conhecermos mais sobre sua cultura.

Aliás, o livro nos aproxima muito mais da vida em Tatooine, e principalmente de Obi-Wan, que mostra ser um grande Jedi, mas acima disso, uma pessoa legal, com uma grande sensibilidade para com todos. O livro é, aliás, como o título sugere, focado em Obi-Wan, que faz o caminho inverso que fez com seu mestre, Qui-Gon, anos antes, quando retirou o pequeno Anakin Skywalker do deserto. Agora, o pequeno Luke Skywalker retorna, nas mãos do mesmo Jedi.

Eu sou suspeita, claro, afinal não só sou uma grande fã de Star Wars e tudo o que envolve o Universo Expandido, mas também sempre tive uma adoração pelo mistério de Kenobi, agora um pouco mais desvendado.

Os personagens que fazem o apoio também são bem caracterizados, e os animais e cenários são fieis ao que se espera de um livro baseado em Star Wars.

Dei cinco estrelas no Skoob, e é uma literatura obrigatória para os fãs de Star Wars, mas pode, e vai, ser muito bem compreendido por quem não conhece nada da saga (existe realmente alguém que não conheça Star Wars?)



Editora: Aleph
Autor: John Jackson Miller
Origem: Estrangeira
Título original: Kenobi
Ano: 2015

Número de páginas: 528
Página no Skoob




Então, por hoje é isso. E fiquem de olho na nossa página do Facebook! Ah, e o Sinestesia Literária agora tem Instagram :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário