quinta-feira, 16 de julho de 2015

Resenha: Fim


Finalizei a leitura de Fim, da Fernanda Torres, e nada como um belo mix de emoções para coroar esse livro, que, afinal, é cheio de altos e baixos. 

Primeiro: SIM, é a Fernanda Torres atriz, que estamos acostumados a ver na televisão ou no teatro que escreve esse livro. A Fernanda Torres já tem publicado colunas na Folha de São Paulo e na Veja Rio fazem alguns anos, mas essa é sua obra literária de estréia. Mas o seu estilo jornalístico não foi abandonado, como notei logo de início, e, ao final do livro, a sensação foi de ter lido várias histórias separadas, que, em algum ponto, se unem, às vezes com fragilidade.

O cenário é o Rio de Janeiro, e a história é extremamente carioca. Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro são amigos de longa data. Mas não é sobre sua juventude, em si, que a história trata, mas sim sobre o exato momento de sua morte. Suas memórias passam pelas linhas em seus momentos finais, e eles refletem sobre seus arrependimentos, conquistas e juventude, que foi há muito tempo, e ao mesmo tempo está ali, marcada em seus últimos pensamentos. 

Cada personagem tem um capítulo principal, mas conhecemos um pouco deles em meio às histórias contadas também por seus amigos. Os capítulos são intercalados por outros, de pessoas próximas à eles, remoendo ou revivendo lembranças vividas com os protagonistas.

Mas a visão do mundo passada é essencialmente masculina, e pelos olhos de homens idosos, o que é bastante marcante. As frustrações da velhice, refletidas por suas personalidades fortes, como por exemplo Álvaro, que, impotente e amargurado, se tornou um verdadeiro ranzinza, ou Sílvio, um eterno junkie e amante do estilo de vida livre, é um idoso que afastou a todos em sua eterna festa. Ou ainda Neto, cuja fidelidade e retidão são contrapostas por sua solidão, em uma reflexão memorável. Ou Ribeiro, o solteirão romântico, o mulherengo que sofre com a incompreensão do sexo oposto. E finalmente Ciro, o herói de todos, o verdadeiro galã, que traz a tragédia de um grande amor.  

Mas o livro é extremamente melancólico. A leitura arrastada às vezes se torna mais lenta pelo excesso de emoções que o livro traz, e achei até meio difícil ler em alguns momentos por causa disso. Os personagens se encaminham pelo Fim, já anunciado pelo início de seus capítulos com resignação e reflexão, mas a sua análise de vida é, por vezes, triste.


Dei três estrelas no Skoob, acredito que esperava um pouco mais de um livro com essa premissa. Não consegui entender em alguns momentos o como personagens tão diferentes se tornaram amigos, e, às vezes, os relacionamentos foram rasos demais. Além do mais, mesmo diferentes, nenhum dos protagonistas fugiu ao clichê já esperado pela personalidade construída, até os seus últimos segundos.

Mas é um livro que definitivamente vale a pena ser lido! A língua portuguesa permite muitas "brincadeiras" que obras escritas em inglês originalmente não conseguem trazer, e a Autora utiliza isso com muita maestria, Então o estilo literário merece a leitura, por si só :D



  FIM 
  Editora: Companhia das Letras
  Autor: Fernanda Torres
  Ano: 2013
  Número de páginas: 208
  Página no Skoob




Gente, sigam o Sinestesia Literária no Instagram :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário